Foto: Samuel Marques (Prefeitura de Santa Maria)
O secretário adjunto de Resiliência Climática e Relações Comunitárias de Santa Maria, Edson Roberto das Neves Junior, assumiu o cargo em 1º de janeiro de 2025 e, desde lá, responde pela pasta. Isso porque o titular, o vereador Adelar Vargas (MDB), Bolinha, desistiu e acabou não assumindo.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Credenciado pelo trabalho realizado na Defesa Civil de Cachoeira do Sul, Neves Junior foi escolhido e aceitou o desafio para tratar, principalmente, da reestruturação do órgão em Santa Maria frente aos eventos climáticos, cada vez mais frequentes. Desde que assumiu como adjunto da pasta de Resiliência, ele já enfrentou uma estiagem e duas enchentes na cidade.
Apesar da estrutura enxuta da Defesa Civil e das dificuldades financeiras do Executivo, o trabalho de Neves Junior tem sido elogiado – dentro e fora da prefeitura – não só pela dedicação, mas, sim, pelo conhecimento técnico. Em Cachoeira do Sul, inclusive, a Defesa Civil foi premiada como exemplo de boas práticas pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional. Há poucos dias, ele, inclusive, foi escolhido para liderar a Coordenação da Defesa Civil da Associação dos Municípios da região Central (AM Centro), órgão criado recentemente pela entidade.
Na prefeitura de Santa Maria, no momento, Neves Junior está efetivado como secretário interino, mas se especula que o prefeito Rodrigo Decimo (PSDB) poderá promovê-lo, em breve, como titular da Secretaria de Resiliência Climática, um reconhecimento ao trabalho que ele desempenha já na prática.